MAR DE HISTÓRIAS EM KAMISHIBAI




Toda a magia do milenar Kamishibai (Teatro de Papel) e sua cativante narrativa, onde as histórias apresentam uma harmoniosa combinação entre imagem, movimento e narração. Unindo o passado e o presente numa fascinante viagem a Terra do Sol Nascente.



O fruto dessa pesquisa é apresentado ao público nos textos e imagens, na flâmula com seus dizeres em Kanji e português e do pequeno butai (Teatro) com sua caixa de guloseimas fixada em uma antiga bicicleta. A proposta do projeto ao resgatar essa técnica de narração oral, é criar uma oportunidade para reviver a arte milenar de contar histórias através do Kamishibai. Desafiando e proporcionando ao espectador o contato com uma singular técnica, específica da linguagem oral. Oferecendo um olhar contemporâneo sobre o Kamishibai .

Apresentando ao público histórias e versões que foram traduzidas para o projeto e até então desconhecidas da grande maioria dos Nipo descendentes e de nós brasileiros. As histórias em Kamishibai despertam uma maneira diferente e prazerosa de ouvir os contos de antigamente. Não só desenvolver o pensamento mágico da criança, mas também proporcionar aos imigrantes recordações que nenhuma tecnologia substitui. Magia essa conseguida através do contato humano que emana nas apresentações de Kamishibai.



O pequeno Butai, o pequeno teatro de papel Mar de Histórias já se apresentou na Câmara dos Deputados Federais em Brasília, na Universidade Mackenzie, Templo Budista, praças, bosque, bibliotecas, teatro, na Mostra Cultural Japão e escolas de Araçatuba e região.  O projeto tem o apoio da Igreja Tenrikyo Paineira, Escola de Difusão da Língua Japonesa, Templo Nambei Honganji de Araçatuba, Comunidade Yuba e no IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE KAMISHIBAI E NARRADORES ORAIS DO MÉXICO em 2016.



Contar história para mim é um poder transformador, ousar mudanças na aprendizagem e no prazer de compartilhar os contos da tradição oral. Porque as histórias contam a história de ontem e de hoje.


  






    






    







    




    





   




Embaixador Akira Yamada

Consul Yasushi Noguchi





    





   



    





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages